domingo, dezembro 23, 2007

O escuro (?) como testemunha - número sete

Ele não sabia qual o horário que o relógio marcava. A única certeza que tinha era da música que ele lembrava e dava vida. E, atravessando pontes, ruas, buracos, cantarolava tendo somente o escuro como testemunha. Evocava as rainhas do mar, o antigo sucesso e, sem querer, inventava um novo verso. Estava livre para voar...
Ele também inventava diálogos. Tentava criar imagens futuras. Mas algumas cenas seriam editadas, pensava. E nem mesmo os deuses teriam força o suficiente para montar um final diferente.
Ele caminhava à noite... se um dia estava com os anjos e os demônios, lado a lado, no outro, confessava expectativas, desejos, medos, segredos... ainda era noite. Ainda estava cedo para amanhecer... era o escuro como testemunha. Único e total.

Cinema:
Assistam ao filme "Mutum", estréia na direção de Sandra Kogut. Para quem mora em São Paulo, o filme está passando somente no Cine Bombril, que fica no Conjunto Nacional, na avenida Paulista. Baseado na obra do escritor Guimarães Rosa, o filme conta a história do menino Thiago (Thiago da Silva Mariz), cuja atuação é sensacional - reparem no olhar do garoto nas cenas. Fiquem atentos à seqüência na qual Thiago quebra algumas gaiolas de madeira, na qual a diretora parece passar a idéia de que a infância, para Thiago, terminou... forte e sensível ao mesmo tempo!
No elenco do longa, ainda estão o sempre excelente João Miguel (de "Cinema, Aspirinas e Urubus") e Izadora Fernandes, que faz o papel da mãe de Thiago. Ela, embora não apareça muito no filme, tem uma atuação sensacional - rouba a atenção quando está em cena.
"Mutum" foi escolhido o melhor filme do Festival do Rio e irá também concorrer a um prêmio no Festival de Berlim, que ocorre em fevereiro.

2 Comments:

Blogger Di Giacomo said...

Olha só o Blog do Alan! E tem até link pro meu! :-)
Vou assistir o Mutum, já está anotado!
abrax!

8:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

O filme é maravilhoso mesmo...
Assisti na quarta-feira e o olhar do Thiago ainda está na minha memória.
Já havia lido o livro do Guimarães há um tempinho atrás, mas o filme conseguiu me emocionar da mesma forma.
Um dos melhores filmes que assisti neste ano!!!

3:37 PM  

Postar um comentário

<< Home